A certificação Risk Management Professional (PMI-RMP)do PMI é resultante do aumento da complexidade, da demanda e do uso do gerenciamento de projetos no mundo. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMI-RMPtanto suplementa a necessidade de um especialista em gerenciamento de risco no projeto quanto corrobora sua competência para avaliar e identificar riscos, reduzir ameaças durante a execução de um projeto.

Quem deve se candidatar

Profissionais interessados em desenvolver habilidade e competência direcionada para gerenciar riscos de projetos, assumir um papel de especialista em gerenciamento de riscos em sua equipe de projeto e demonstrar o seu conhecimento especializado para atuais ou potenciais empregadores.

Requisitos da certificação PMI-RMP®

Para se candidatar à certificação PMI-RMP® é necessário ter:

  • Um curso de quatro anos (bacharelado);
  • Pelo menos 3.000 horas de experiência de gerenciamento de riscos de projetos;
  • 30 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.

OU

  • Um diploma de ensino médio;
  • Pelo menos 4.500 horas de experiência de gerenciamento de riscos de projetos;
  • 40 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.

Mantenha sua PMI-RMP®

Como profissional certificado PMI-RMP®,você precisa aderir ao programa Requisitos de Certificação Contínua –Continuing Certification Requirements (CCR) do PMI. Para dar continuidade no programa, participe das atividades de desenvolvimento profissional em que você obtém unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) para manter sua credencial,. Esta credencial requer 30 PDUs  por ciclo de certificação de três anos.

Informações sobre o Exame de Certificação

Para receber a sua certificação de Profissional de Profissional em Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP)®, você deve dispor dos requisitos de experiência e educação necessários, além de passar na prova de certificação PMI-SP® composta por 170 perguntas múltipla escolha.

Independentemente da sua experiência em gerenciamento de projetos ou treinamentos recebidos, você ainda deve se preparar para o exame. Candidatos bem sucedidos geralmente usam múltiplas apostilas e livros, incluindo cursos e grupos de estudo. Em média, os candidatos PMI-RMP® gastam muitas horas para se prepararem. Assim, certifique-se de terá tempo razoável de preparação antes de fazer o exame.