SGPL-2017-LOGO-FUNDOTRANSPARENTE


Palestras de Abertura

Da estratégia aos resultados através dos projetos e da cultura
Ricardo Triana, PMP | keynote Speaker  
Conferencista e consultor reconhecido internacionalmente nos temas de Liderança, GP e Estratégia, com mais de 20 anos de experiência tem participado como Keynote Speaker em diversos eventos e congressos em Ásia Pacifico, África, Europa, América Latina e Norte América. Ricardo já foi entrevistado por vários meios de comunicação como CNN Espanhol, Rede Record TV, Reforma México entre outros. Atualmente, é diretor-geral da Practical Thinking. Ele foi parte do Conselho Diretivo Global de PMI de 2010-2015 e foi seu presidente a nível global durante 2014.

Tendências do Microsoft PPM e transformação digital
André Xavier | keynote Speaker

Graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG e pós-graduado em Gestão de Negócios pela FDC. Hoje é o presidente da BHS, empresa com mais de 170 funcionários e tem como uma das especialidades a implantação do Microsoft PPM. Possui todas as certificações em Project e Project Server 2003, 2007, 2010, 2013 e 2016. Responsável pelo MVA de Project Server, criador do Add-in de Análise PERT e criador e principal colaborador do Blog do Project. Há seis anos recebe o prêmio de MVP da Microsoft em Project.

 

Workshops

Projetos de Inovação
Etienne Marcos Rocha, MSc, PMP

Instrutor e mentor na Gestão de Projeto na Prática para gestão de projetos, inovação e análise de negócios. Trabalhou durante 20 anos na Braskem gerenciando projetos de inovação, inclusive internacionais. É engenheiro químico com mestrado em sistemas químicos na UNICAMP.  Possui diversos projetos aprovados na FINEP e CNPq. Recebeu Prêmio IEL Interação Universidade-Empresa e Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica. Foi avaliador de projetos na FAPESB e CNPq, no qual participou também do Comitê Gestor do Programa RHAE. 



Gestão de Mudança Integrada à Gestão de Projetos com o Guia de Práticas do PMI® 
Aurélio Sant'Anna, MD, PMP, PRINCE2 Practitioner, IPMA-C, PMO-CP, CSM

Profissional com vivência em Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) e experiências significativas em gestão de multiprojetos e projetos multidisciplinares nas áreas de Gestão Empresarial, Educação, TI e Setor Público. Certificado Project Management Professional (PMP®), PRINCE2® Practitioner, Project Manager IPMA-C®, PMO Certified Practitioner (PMO-CP®) e Certified ScrumMaster® (CSM). Graduado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, especialização pelo CENID Business School e mestrado pela UNIFACS.



Existe encantador de cisnes negros? Gestão de Complexidade a serviço da Gestão de Risco

Gerhard Tekes, PMP, PMI-RMP, OPM3P, PMO Value Ring

Gerhard Tekes tem atuado ativamente tanto na gestão de projetos e programas como também na gestão executiva de diversas empresas desde 1982. Além de ser um dos três únicos profissionais no Brasil certificados OPM3P pelo PMI, Gerhard detém as certificações PMP, de Risk Management Professional, PMI-RMP e de PMO Value Ring. Ele participou e liderou projetos em diversas industrias. Entre outros, assinou responsável por planos de melhoria de processos baseado em diagnósticos OPM3, definição de metodologia, desenvolvimento de planos de saneamento básico, paradas de manutenção, obras de infraestrutura, projetos de TI, gestão hospitalar, Projetos de mineração e implementação de PMOs.


Gestão de Stakeholders
Flávio Luiz Silva, MBA, PMP, PMO-CC

Graduado em Engenharia Elétrica pela POLI/UPE; Pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo CEDEPE Business School; Gerente de projetos corporativos, certificado PMI-PMP®, com mais de 16 anos de experiência em consultoria, operação e manutenção e gerenciamento de projetos de médio e grande porte e em apoio a implantação de escritórios de gerenciamento de projetos (EGP/PMO) em organizações privadas e públicas.


Metodologia Híbrida de Gerenciamento de Projetos
Marsal Melo, MBA, PMP

Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e é Mestrando em Administração de Empresas pela UFG - Universidade Federal de Goiás. É Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos certificado PMP, Mentor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG e Coach pelo IBC. Professor de MBA de Gerenciamento de Projetos ALFA e GAP, MBA Gestão de Negócios das Faculdades ALFA, Pós Graduação em Administração da FGV, MBA de Gestão de Pessoas, Liderança, Negócios e Finanças do IPOG e Professor de Empreendedorismo e Gestão de Empresas da SIC-GO. É Diretor da Empresa Efeta Soluções, especializado em Cursos de Gestão de Projetos e Empresas, Presidente do PMI-GO e Diretor de Comunicação da ASSESPRO-GO.



Lean Inception - Como Garantir o Produto Certo em Projetos
Ricardo Peters, MBA, PMP 


Em sintonia na forma como equipes colaboram entre si, Ricardo Peters se destaca como facilitador pela sua paixão quando o assunto é agilidade na prática, ajudando equipes e líderes na transição para métodos ágeis. É Gerente de Projetos para o centro de pesquisa mais inovador do Brasil, o CESAR (http://www.youtube.com/user/cesarRecife1). É também fundador da Peters Treinamentos (http://www.peterstreinamentos.com), onde ele desenvolve experiências e apresentações provocativas e energizantes, para que pessoas possam aprender através de uma abordagem nada convencional. É graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Gestão de TI e MBA em Gestão Empresarial.



Implementando o Mindset Ágil em Estruturas de PMO
Fabio Cruz, PSM-I, CSM, ASF, ASM, PMP, PMI-ACP, Prince2 Practitioner, PMO-CP
Agile Transformation Specialist | Agile Coach | Agile Project Manager | Consultor e Mentor | Palestrante e Trainer

Especialista em Agile Transformation, Agile Coach, Agile Project Manager, Consultor e Mentor, Palestrante e Trainer, formado em tecnologia da informação, administração de empresas, gerenciamento de projetos, gestão de pessoas e coaching, além de diversas certificações profissionais ligadas as suas áreas de atuação. É sócio e fundador da FabioCruz.com, no qual tem se apresentado como Enterprise e Agile Coach atuando como agente de mudança nos últimos 6 anos, implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando profissionais.


Iniciação em Projetos na Prática
Maria Lúcia Almeida, PMP, CBPP, ITIL e SCRUM Master

Bacharel em Processamento de Dados pela UFBA e Administração de Empresas pela UCSAL. Certificada PMP, CBPP, ITIL e SCRUM Master com especialização em Desenvolvimento WEB pela Ruy Barbosa. Sócia Diretora da FOCO TI - Gestão em TI. Apoio na TI e PMO do Grupo LM (LM Frotas, Bravo Caminhões, AuraBrasil). Com mais de 25 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação em multinacionais e grandes empresas, mapeamento e otimização de processos, gerencia de projetos em implantação SAP e demais sistemas de informações, assim como na área de infraestrutura e segurança da informação. Professora em pós-graduação em cursos de Gestão de Projetos na UNIFACS e UNIME. Diretora de Qualificação e Atualização Tecnológica da SUCESU-BA.

Gerenciamento de Obras com uso de Práticas de Gestão de Projetos Lean Construction
Rogério Severo, PMP, CKR

É consultor e palestrante, profissional com vivência internacional e mais de 20 anos de experiência em empreendimentos de engenharia. Formado em Engenharia Civil, tem certificação PMP® pelo PMI®, certificação CRK® Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC® / ICEC® e Especialização em Saneamento e Engenharia Ambiental. Trabalha com Lean aliado a Gestão de Projetos, auditoria, orçamentos, planejamentos, engenharia do proprietário e gerenciamento de contratos em diversos segmentos do mercado. Está à frente da Techniquedesde 1997 como consultor e gestor. Voluntário há mais de dez anos no PMI® participa dos grupos de Revisão da Norma Internacional Construction Extension of the PMBOK e de validação da Tradução em português da Nova Versão do PMBOK 6ª Edição. Esteve até este ano no RCP Advisory Group do PMI Global. Instrutor de cursos in company e professor convidado em MBA´s de Engenharia e Gestão de Projetos nas Universidades UFRGS, Unisinos, IBGEN, UCS e FSG. É colaborador do livro “O Gerente de Projetos Inteligente – Depoimentos de quem sabe fazer projetos”, lançado pela Editora Brasport em junho/2017.


Líder Coach
Franz Marschall

Life & Profissional Coach, Lider Coach, Personal Coach e Profiler Coach - Analista de Perfil Comportamental (DISC), especialista em liderança de alta Performance, Palestrante, 25 anos de experiência nacional e internacional em treinamento e liderança de equipes na área comercial.




Palestrantes UniversiDia

Fundamentos em Gestão de Projetos
Adilson Pize, PMP, CBPP, PMO-CC, CSM, ITIL Foundations


CEO e consultor da Excellence, escritor, palestrante e professor em cursos de MBA Graduado em Processamento de Dados e Pós-Graduado em Qualidade Total e Reengenharia de Processos Certificações: PMP, CBPP, CSM e ITIL Foundations Formado no programa internacional “PMI Leadership Institute Master Class”, turma 2013 Experiência profissional de mais de 25 anos, atuando principalmente com gerenciamento de projetos e de processos de negócio e governança de TI Criador dos modelos SPCanvas e PSACanvas, para desenvolvimento de planejamento estratégico e alinhamento estratégico de projetos Filiado ao PMI® desde 2001, foi membro da diretoria executiva do PMI-RS durante oito anos Foi membro do Technology Member Advisory Group, junto ao PMI Global, entre 2014 e 2016.
Atualmente é: Membro do Conselho Consultivo do PMI-RS Coordenador Geral do Grupo de Usuários em Gerenciamento de Projetos da SUCESU-RS Membro da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio (ABNT/CEE-93).



O PMI e suas oportunidades para os Universitários

Hellen Almeida | PMI.Org Brazil Chapter Partner


Mercado de trabalho na área de Gestão de Projetos / Empreendedorismo
Ricardo Peters, MBA, PMP 

Em sintonia na forma como equipes colaboram entre si, Ricardo Peters se destaca como facilitador pela sua paixão quando o assunto é agilidade na prática, ajudando equipes e líderes na transição para métodos ágeis. É Gerente de Projetos para o centro de pesquisa mais inovador do Brasil, o CESAR (http://www.youtube.com/user/cesarRecife1). É também fundador da Peters Treinamentos (http://www.peterstreinamentos.com), onde ele desenvolve experiências e apresentações provocativas e energizantes, para que pessoas possam aprender através de uma abordagem nada convencional. É graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Gestão de TI e MBA em Gestão Empresarial.