SGPL2018_2@4x




Workshops


Aperfeiçoando as Competências Gerenciais para GP
Flávio Luiz Silva, MBA, PMP, PMO-CC

Graduado em Engenharia Elétrica pela POLI/UPE; Pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo CEDEPE Business School; com mais de 16 anos de experiência em Inovação, Engenharia de Software e Hardware, Automação em modernas indústrias de Telecomunicações e de Papel e Celulose e Desenvolvimento de sistemas integrados e Automação de Testes Robotizados com protocolos M2M em Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento e vasta experiência em liderança de equipe de Operação & Manutenção e Controle e Garantia da Qualidade usando modelos e normas CMMi, ISO e TPM para garantir a qualidade dos produtos e sistemas produzidos, melhorar o processo produtivo e o processo de gerenciamento da manutenção dos equipamentos. Realizou o Gerenciamento de Projetos de médio e grande porte em empresa de engenharia e implantação de escritórios de gerenciamento de projetos (EGP/PMO) em organizações privadas e públicas. Atua como membro voluntário do Project Management Institute desde 2009, sendo presidente do Chapter Pernambuco entre 2012 a 2015 e participado de diversos encontros de lideranças internacionais nos EUA, Canadá, Argentina e Peru.



Comunicação: A arte de engajar stakeholders

Anderson Sales, MBA, PMP

Certificado PMP/PMI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, possui 19 anos de experiência em empresas de Tecnologia da Informação e há 13 anos atua como Gerente de Projetos em diferentes áreas, tais como: Eventos, Telemetria, Desenvolvimento de Software, Data Center e Cloud Computing. Atualmente é Especialista em Gestão de Projetos na em Desenvolvimento Organizacional e Educação Corporativa ligadas a área de recursos humanos do Grupo UOL. Leciona nas instituições FIA, SENAC, FAI, ETEP e UFRN em cursos de pós-graduação em diferentes disciplinas relacionadas a Gerenciamento de Projetos. É voluntário do Capítulo São Paulo do PMI há 9 anos atuando como Gerente Projetos do Seminário Internacional, Diretor de Filiação e atualmente Conselheiro de Governança, sendo o idealizador e patrocinador do reconhecido Programa de Mentoring em Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo.
Entusiasta sobre comunicações em Projetos ministra palestras e workshops sobre as melhores práticas de Comunicação para o engajamento e a cooperação das partes interessadas.




Desenvolvimento de relatórios e painéis com Project Online & Power BI
Raphael Santos, MVP

É Consultor PPM na Sensei Project Solutions, empresa baseada na cidade de Phoenix (EUA) e finalista do prêmio ‘Partner of the Year’ na competência Project and Portfolio Management nos anos de 2014, 2015, 2017 e 2018. Na última década, Raphael vem atuando na área de gerenciamento de projetos, com atuação em todo o ciclo de vida de projetos para implementação e adoção da solução PPM – Project Online e Project Server – em empresas dos mais variados seguimentos, no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Peru e África.
Raphael Santos foi reconhecido pela Microsoft no ano de 2016 com o título MVP (Most Valuable Professional), que é concedido aos profissionais que reconhecidamente impactam e influenciam as comunidades nas quais atuam através do compartilhamento voluntário de sua experiência e conhecimento técnico. Atualmente, Raphael faz parte de um seleto time de 35 MVPs de Microsoft Project em todo o mundo.




Management 3.0: Better Meetings & Better Feedback
Ricardo Peters, MBA, PMP
 

Quando o assunto é agilidade na prática, direto das trincheiras, Ricardo Peters se destaca por sua paixão em apoiar equipes e líderes na transição para Agile. Com foco em unir pessoas para navegar os conflitantes desafios, abordagens, métodos e culturas organizacionais, está certo de que empoderar pessoas constrói ambientes de trabalho mais felizes e produtivos. Project Manager na ThoughtWorks, procura se desenvolver enfrentando desafios reais, de variados tamanhos, sabores e cores.



Agile e Design Think como fios condutores da transformação digital

Marco Antonio da Silva

Brasileiro, pai de 3 lindos filhos, apreciador de vinhos tintos, apaixonado por tecnologia e inovação e torcedor do Corinthians. Sua motivação está em inspirar e transformar pessoas e organizações no seu processo de mudança para desenvolver soluções centradas no ser humano. Fundador do Garage Criativa, startup de concepção de produtos e serviços digital, aonde atua como Designer de Serviços, Agente de Transformação e Facilitador de Aprendizado, em projetos de Inovação Organizacional e Cultural e Transformação Digital.
Como agilista e designer de serviços desde de 2015 tem facilitado jornadas de inovação para organizações de diferentes segmentos, auxilia na validação de ideias e definição do produto mínimo viável. Com seu time no Garage Criativa tem desenvolvimento roteiros de cocriação de soluções em Sprint de desenvolvimento.
Formado em Tecnologia da Informação pela FIAP, Pós Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Mackenzie, MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela FGV, extensões universitárias pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), PUC São Paulo e IED (Instituto Europeo de Deisgn), todas com foco em Design Thinking, Design de Serviços e UX Strategic.
Profissional engajado como voluntário e palestrante em eventos de fomento ao conhecimento como: Agile Trends, TDC Conference, Impacta Agile Day, Disrupt Agile Day, Projectlab Cubo, Café com Projetos e FGV Strong Talks, falando sobre Inovação e Transformação Digital.





Gestão de Projetos: Abertura de novo negócio
Etienne Marcos Rocha, MSc, PMP

Instrutor e mentor na Gestão de Projeto na Prática para gestão de projetos, inovação e análise de negócios. É engenheiro químico com mestrado em sistemas químicos na UNICAMP.Trabalhou durante 20 anos na indústria petroquímica gerenciando projetos de inovação, inclusive internacionais.   Foi consultor do CNPq, FAPESB e atualmente é consultor para EMBRAPII.




Gestão de Riscos: Agregando valor em qualquer tipo de projeto 
Guilherme Filho, MSc, PMP, PMI-RMP, ITIL

Atualmente é gerente de riscos e contratos da GE Oil & Gas do Brasil. Possui Mestrado em Economia, pós-graduação em Projetos na WEB e graduação em Ciência da Computação. É certificado Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo PMI. Adicionalmente foi o presidente fundador do Capítulo PMI Sergipe e voluntário para elaboração de questões para a prova PMP nos workshops em 2012 (Panamá), 2013 (Argentina) e 2016 (Chile).



Indústria 4.0 e Gerenciamento de Projetos - Desenvolva a capacidade de transformar organizações
Henrique Diniz, MSc, PMO-CC, HCMP, CSM, BLACK BELT

Engenheiro eletricista, MBA em Gestão de Projetos (FGV) e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE). Gerenciou o planejamento, comissionamento, gestão de portfólios e projetos de mais de R$ 20 Bilhões. Pesquisador do núcleo PMD - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos e esta engajado na construção das organizações para a indústria 4.0. Participa atualmente do comitê da ABNT/CEE-93 - Grupo de Trabalho de para elaboração da norma Gestão de Mudanças e atual Presidente do PMI-PE para Gestão 2018/2019.



Palestras

Neurociência, Gestão e Engajamento de Pessoas
Luciana Seluque, PMP, PMO-CP, Black Belt | keynote Speaker

Engenheira Mecânica formada pela Universidade Mackenzie-SP, Pós-Graduada em Gerenciamento Estratégico da Produção pela Universidade de Salvador (UNIFACS). Certificada Black Belt, PMP e PMO-CP. Experiência profissional de 21 anos desenvolvida na área técnica, com foco em engenharia, gestão de produto de projetos globais de alta complexidade, gestão sistêmica de projetos, integração de sistemas e subsistemas, engenharia simultânea e engajamento de equipes em empresas multinacionais como General Motors e Ford. Professora de pós-graduação de Gerenciamento de Projetos e Qualidade Total, conselheira e voluntária do PMI SP.



Gestão de Projetos na Transformação Digital dos Negócios
Sandro Passini, MSc, PMP, PRINCE2 | keynote Speaker

Mais de 30 anos de experiência, atuando como executivo e consultor, na direção, gestão, planejamento e controle de todo o ciclo de vida de portfólios, programas e projetos, de diferentes portes e graus de complexidade, desde projetos multimilionários de inovação, transformação e tecnologia até empreendimentos industriais multibilionários.
Concepção, estruturação e operacionalização de ambientes e sistemas (MS Project, Primavera, Aveva, SAP, Sharepoint) etc.) de gerenciamento de projetos, de portfólios e de PMOs (escritórios de projetos), e definição de metodologias de gestão de projetos baseadas nas melhores práticas do mercado (PMI, IPMA, Prince2, Agile, Lean, etc.), tendo implementado todos os processos previstos no PMBOK (6ª Edição).
Formação e capacitação de times multidisciplinares, via treinamentos “on-the-job”, cursos, seminários e workshops, em gestão de projetos, administração de processos, gestão da mudança, planejamento estratégico, inovação e design thinking.
Atuação nos setores de petróleo, gás, petroquímica, mineração, automotivo, infraestrutura, tecnologia da informação e terceiro setor, na Ásia, na Europa, no Oriente Médio e na América do Norte e do Sul.
Especialista em Gestão de Projetos, Programas e Portfolios, sendo certificado como PMP (PMI, desde 1999) e como Prince2 Practitioner (EXIN), Engenheiro Mecânico (UFBA), Mestre em Administração (UFBA), e Especialista em Planejamento e Marketing Estratégico (ESPM). Fundador do Chapter do PMI Bahia.




UniversiDia

Apresentação Institucional PMI Bahia Chapter
Alan Ricardo dos Santos, MBA, PMP

A experiência profissional inclui 22 anos na execução e gestão do planejamento de operações, projetos e programas, atuando em diversas fases da iniciação ao encerramento nos segmentos de indústria, óleo e gás e serviços, utilizando ferramentas de gestão (MS Project, ERP, CRM, BI) e desde 2011 como voluntário do PMI Bahia assumindo o Conselho Fiscal, Diretoria de Administração e Finanças e a Diretoria de Associados. É Presidente do PMI Bahia Chapter.



Palestra Introdução à Gestão de Projetos 
Maria Lúcia Almeida, PMP, CBPP, ITIL e SCRUM Master

Projetos e Processos são a sua paixão. Tecnologia e Negócios são suas ferramentas para alcançar os desafios. Sólida experiencia com 30 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação em gestão de TI em multinacionais e grandes empresas, mapeamento e otimização de processos, gerencia de projetos em implantação SAP e demais sistemas de informações, assim como na área de infraestrutura e segurança da informação. Atualmente atuando nos projetos estratégicos da TI e PMO do Grupo LM (LM Frotas, Bravo Caminhões, AuraBrasil).
Sócia Diretora da FOCO TI - Gestão em TI. Professora em cursos de pós-graduação e MBA em Gestão de Projetos na UNIFACS, UNIME e SENAI-CIMATEC. Diretora de Governança e Processo Tecnológico da SUCESU-BA 2016-2019.
Bacharel em Processamento de Dados pela UFBA e Administração de Empresas pela UCSAL. Certificada PMP, CBPP, ITIL e SCRUM Master. Especialização em Sistemas WEB e Componentes Distribuídos pela Faculdade Ruy Barbosa.



Painel Mercado de Trabalho GP
Anderson Sales, MBA, PMP

Currículo apresentado para o workshop "Comunicação: A arte de engajar stakeholders".



Convidada do Painel Mercado de Trabalho GP
Lélian Garrido

Profissional com mais de vinte anos de carreira, desenvolvida em grandes empresas na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Sócia/Diretora da Opus Human, professora de MBA e Pós-Graduação, Diretora de Relacionamento com Associado da ABRH Bahia. Master Coach, Coach especialista em hipnose Ericksoniana, Executive Coaching, Coaching de carreira. Grafóloga certificada pelo Conselho Brasileiro de Estudos Grafológicos, especialista em jogos e dinâmicas de grupo e em ferramentas de análise de perfil comportamental. Ampla experiência em gestão empresarial com foco em pessoas, RH Estratégico, Planejamento Estratégico, Engenharia Organizacional, Sistema Integrado de Gestão, sendo responsável por processos corporativos.